Terra teria demitido metade do editorial
Para cortar custos, portal fez uma grande reestruturação em todas as suas áreas e demissões poderiam reduzir o número de jornalistas pela metade
Para cortar custos, portal fez uma grande reestruturação em todas as suas áreas e demissões poderiam reduzir o número de jornalistas pela metade
Bárbara Sacchitiello
13 de agosto de 2014 - 2h40
Uma grande reestruturação foi anunciada pelo Terra a seus funcionários na manhã desta quarta-feira, 13. Para readequar os custos de suas operações, o portal demitiu diversos funcionários, de todas as áreas da empresa. O maior número de cortes, no entanto, atingiu o departamento editorial.
De acordo com fontes do próprio portal, o corte teria afetado entre 100 e 150 funcionários, de todos os departamentos. Na redação, comenta-se que as demissões atingiram metade dos jornalistas e demais funcionários da área, como fotógrafos e designers.
A sucursal de Porto Alegre foi uma das áreas mais afetadas pelo corte. Dos 15 funcionários da redação que atuavam no local, dez teriam sido dispensados. A mesma redução deve acontecer na sucursal do Rio de Janeiro. Os jornalistas que faziam o turno da madrugada foram dispensados ou realocados para outras editorias, o que indica que o portal deixará de atualizar seu conteúdo no período da madrugada.
Para os funcionários, a justificativa dada foi a necessidade de reduzir o orçamento, imposta pelo Grupo Telefônica, controlador do portal. Segundo informações, a área editorial seria a que menos rende resultados para o negócio do Terra no País, que também obtém receitas com serviços de telefonia celular (como envios de SMS, por exemplo).
Outras informações obtidas pela reportagem apontam que a reformulação do projeto gráfico e editorial do portal, feita em março deste ano, não trouxe os resultados esperados em termos de audiência e de faturamento comercial.
Oficialmente, o portal enviou um comunicado dizendo que “visando adequar a estrutura e recursos da empresa, o Terra alinhou suas unidades de negócios e fez uma reestruturação em todas as áreas”. O texto ainda agradece os colaboradores do portal pelo trabalho e dedicação. O portal não se pronunciou sobre o número total de demissões.
Compartilhe
Veja também
Record reformula marca do PlayPlus, que muda de nome
Plataforma de streaming do grupo de comunicação adota a marca Record Plus, para ampliar a conexão com o universo da empresa
BBB 25 foi o mais sustentável da história da Globo
Última edição do reality operou com 100% de energia limpa; Relatório ESG 2024 da Globo indica que 99,9% da energia utilizada na empresa já vem de fontes renováveis